quarta-feira, 31 de março de 2010

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA PREMIARÁ ALUNOS E ESCOLAS



Começaram em 22 de fevereiro e vão até 30 de abril as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Promovida conjuntamente pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, a olimpíada tem entre seus objetivos estimular a leitura e o desenvolvimento da escrita na educação básica pública. O lançamento oficial ocorreu em 2 de março, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.
Com o tema O lugar onde vivo, estudantes e professores vão trabalhar textos de quatro gêneros literários. Alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental (quarta e quinta séries) vão desenvolver a poesia; sétimo e oitavo ano (sexta e sétima séries), textos no gênero memória; nono ano do ensino fundamental (oitava série) e primeiro ano do ensino médio, crônica; segundo e terceiro anos do ensino médio, artigo de opinião.
Dividida em etapas, a seleção de textos dos alunos começa na escola, depois acontece no município, no estado, na região e no âmbito nacional. A premiação, segundo o regulamento, é para o aluno e o seu professor. Os 500 semifinalistas receberão medalhas de bronze e cupons para a retirada de livros durante os eventos regionais; os 152 finalistas receberão medalhas de prata e um aparelho de som; os 20 vencedores (cinco por gênero literário) receberão medalha de ouro e um computador com impressora; as escolas onde estudam os vencedores receberão dez computadores, uma impressora e livros para a biblioteca.
Os professores dos 152 alunos finalistas serão convidados pelo Ministério da Educação a escrever sobre a participação na olimpíada em 2010. Os autores dos 28 melhores relatos receberão DVDs.
Trajetória – Em 2008, a Olimpíada da Língua Portuguesa se tornou política pública de educação sob a coordenação do MEC e em parceria com a Fundação Itaú Social. A olimpíada teve origem no programa Escrevendo o Futuro desenvolvido pela Fundação Itaú Social entre 2002 e 2006, em edições bienais, que contaram com a participação de mais de 3,5 milhões de alunos em todo o país.
Fonte: Portal MEC
Tags: , , ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!

glitter-graphic.com is your one stop glitter graphic code resource

OS DEZ MANDAMENTOS PARA O SUCESSO DO ALUNO

I.Ter um local próprio para o ESTUDO em casa;
II. Fixar um horário e estudar diariamente em casa, no mínimo 1 hora;
III. Revisar diariamente em casa os conteúdos estudados em aula;
IV. Entregar pontualmente as tarefas marcadas;
V. Trazer para aula o material completo;
VI. Ser assíduo, dedicado e pontual às aulas;
VII. Prestar o máximo de atenção em tudo que o professor explicar ou falar;
VIII.Deixar as brincadeiras para o recreio e para as horas especiais;
IX. Ter diariamente momentos para o hábito de boa leitura;
X.Buscar ENTENDER os conteúdos propostos, AO INVÉS DE DECORAR.

Direção Prof. Nagib Raslan



COMO ESTUDAR

* Procure fazer do estudo um hábito, seja organizado e responsável!
*As dificuldades existem, mas você é capaz de superá-las. Basta ter empenho e vontade de aprender;
*A sua participação nas aulas é muito importante na construção do conhecimento;
*Você deve priorizar o quê estudar, tendo sempre em mente o seu horário escolar;
*Fique alerta às datas de trabalhos e avaliações;
*Descubra como você aprende melhor;
*O local, o horário e o tempo que estuda em casa, devem se tornar uma rotina;
*Estudar em grupo pode ser bom, quando há compromisso e seriedade;
*Esteja, atento às explicações dos professores, a dúvida do seu colega, pode ser sua também;
*Não espere o professor marcar as provas para começar a estudar;
*R
efazer exercícios e atividades auxiliam na sua memorização.

Dicas Orientadora Educacional Maurília


“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Paulo Freire