PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Fonte: Projeto Político Pedagógico, 2009,p.47
O professor é um mediador que exerce um papel sócio educativo, abrangendo o educar e o cuidar, responsabilizando-se pela criança de forma integral, envolvendo a família na gestão pedagógica priorizando não apenas os conteúdos de ensino como mantendo o vínculo do lúdico e do brincar como forma privilegiada no processo educativo. A criança constrói o conhecimento através de: situações do cotidiano, observação, brincadeiras, desenho, pintura, etc – e cabe ao profissional levar em conta as características dos alunos e suas necessidades planejando metodologias diferenciadas e sistematizadas; sabendo-se que vivemos uma caminhada que envolve crescer, ser, sentir, agir.
PROFESSOR DO 1º E 2º ANO
Professor que trabalha a educação com base na pesquisa, propõe um ensino pelo questionamento, constrói e reconstrói o conhecimento junto com o seu aluno e desenvolve competência humana. Para isso o educador deve possuir algumas qualidades, tais como: compreensão da realidade, comprometimento político, competência no campo teórico do conhecimento em que atua e competência técnico-profissional, além do envolvimento afetivo dentro do processo educativo.
PROFESSOR DO 3º AO 5º ANO
Mediador do conhecimento, comprometido com o desenvolvimento político, afetivo e teórico dos alunos, colaborador na articulação escola e família/comunidade, construindo vínculos afetivos. Preparando-os para a inserção social, respeitando a atual diversidade presente na escola, promovendo um ambiente de respeito mútuo, aceitação às peculiaridades e diferenças dos outros.O professor deve construir métodos e/ou adaptar formas de trabalho pedagógico, atuando na gestão da classe, demonstrando confiança a fim de possibilitar um processo de ensino e aprendizagem mais eficaz. Equacionando os conteúdos a serem trabalhados em conformidade com as reais necessidades e possibilidades dos seus alunos. Promovendo um ensino significativo, compreendendo o contexto na qual a escola está inserida, pois não há como conceber um ensino na qual todos devam aprender de forma homogênea, mas onde cada aluno seja respeitado em sua individualidade.
PROFESSOR DO 6º AO 9º ANO
O professor dos anos finais do ensino fundamental precisa ser um insaciável pesquisador, fomentador do conhecimento, mediador do ensino e da aprendizagem, assim não deve ser apenas transmissor dos saberes, mas incentivador da curiosidade e do prazer de aprender. O docente reflexivo das suas ações educativas, buscando o desenvolvimento integral dos discentes, relevando os aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais.
Fonte: Projeto Político Pedagógico, 2009,p.47
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