sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

ABERTAS AS MATRÍCULAS DO TRAJE ( Travessia Educacional do Jovem Estudante)

De 22/11 a 22/12 os alunos de 15 a 17 anos podem se matricular na Escola Municipal Osvaldo Cruz onde foi implantado o Projeto Pedagógico para o Ensino Fundamental - Travessia Educacional do Jovem Estudante Campo-Grandense (TRAJE) que visa desenvolver uma política de Educação que possibilite aos jovens entre 15 e 17 anos afastados ou que não tiveram acesso ao sistema formal de ensino e aqueles que estão no sistema, porém em distorção idade/ano, a oportunidade de escolarização no ensino regular, porém integrando o ensino fundamental à iniciação ao mundo do trabalho e a qualificação social e cidadã desses jovens.

Projeto diferenciado da SEMED forma a 1ª turma de 311 alunos

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu nesta quarta-feira (15), no salão de festas da Seleta, uma cerimônia muito especial: a cerimônia de entrega de certificados para 311 alunos do projeto Traje (Travessia Educacional do Jovem Estudante).

O projeto pioneiro tem o objetivo de atender alunos de 15 a 17 anos que interromperam os estudos e não conseguiram concluir o ensino fundamental. As aulas são ministradas na Escola Municipal Osvaldo Cruz e a equipe pedagógica prioriza um trabalho diferenciado, para um público que necessita de apoio e estímulo para enfrentar a situação de atraso no período escolar.

De acordo com a titular da Semed, Maria Cecília Amêndola da Motta a formatura da primeira turma do Traje é uma vitória para todos: alunos, pais, equipe docente, da Semed e do prefeito Nelson Trad Filho que acreditou e investiu na realização do programa educacional. “Nós, da Semed, estamos muitos satisfeitos com mais esta vitória da educação sobre os problemas sociais de nossa cidade. Os alunos do projeto estão motivados, cheios de esperanças de continuar os estudos e mudar a condição de vida, marcada por dificuldades”, comentou a secretária de Educação.

Para a diretora da Escola Osvaldo Cruz, Neuza Santana Martins o evento foi um momento especial de celebração de um excelente trabalho realizado por corpo pedagógico e pelos alunos. “O caminho foi longo e difícil e foi marcado por muita paciência, já que para que o mesmo evoluísse foi necessário conquistar a confiança e respeito dos alunos, aparando as diferenças e crescendo juntos”, declarou. Ela comentou, ainda, que queria fazer um agradecimento especial aos pais dos alunos que confiaram no projeto e na equipe, tornando possível a conclusão do aprendizado dos filhos.
Em sua fala, o prefeito Nelsinho Trad parabenizou a equipe do Traje e lembrou que, quando questionado, sobre quais projetos realizados ao longo dos seis anos de mandato, qual ele considerava o mais importante disse: “Olha, o maior e melhor investimento é o feito no ser humano. Obras se deterioram, desmoronam, envelhecem, mas participar da mudança de vida de uma pessoa não tem preço, principalmente quando se faz parte desta mudança”, destacou o prefeito.
Formandos – O entusiasmo tomou conta dos familiares dos estudantes, na festa que teve música, coquetel e dança. A formanda Carolaine Gonçalves, 15 anos, comentou o que representou o Traje em sua vida. “Foi uma experiência única, gostei demais, sem contar os amigos que conquistei. Eu estava atrasada nos estudos por mudar constantemente e agora, que concluí a primeira etapa, estou pronta para continuar com ensino médio e meu sonho é fazer graduação em arquitetura”, revelou a aluna.
Enquanto isso, Jonathas Miranda Ramos, de 16 anos, acompanhado dos pais e do irmão, lembrou a dedicação e o carinho dos professores. “Eu gostei muito do tempo que freqüentei a escola e os professores foram os grandes responsáveis pelo nosso crescimento e persistência. Eram atenciosos e sempre tinham paciência, com uma palavra amiga, um conselho e isto faz a diferença”, ressaltou o formando.
A mãe de Jonathan, Raimunda Donato Miranda também quis comentar o que achou de diferente no projeto. “Foi um grande incentivo para meu filho e para os colegas dele e o resultado de hoje pode dar mais força de vontade para seguir adiante na busca do conhecimento. Estou muito orgulhosa e feliz”, confessou a mãe.
Foram escolhidos para representar os estudantes no discurso de despedida, Ana Cristina Ferreira Porto representando o bloco B matutino, Michel Willian Malta Santos, do Bloco I vespertino e Amanda Ferreira Alves do bloco K noturno. O paraninfo dos estudantes foi o professor Arli Norberto Cardoso Ribeiro que falou sobre a experiência vivenciada com os alunos. “Somos todos diferentes, mas podemos respeitar as diversas opiniões e nos tornarmos amigos. Isso é o que conta, o respeito e a amizade conquistada”, frisou o educador.
16/12/2010 - 12:15
Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!

glitter-graphic.com is your one stop glitter graphic code resource

OS DEZ MANDAMENTOS PARA O SUCESSO DO ALUNO

I.Ter um local próprio para o ESTUDO em casa;
II. Fixar um horário e estudar diariamente em casa, no mínimo 1 hora;
III. Revisar diariamente em casa os conteúdos estudados em aula;
IV. Entregar pontualmente as tarefas marcadas;
V. Trazer para aula o material completo;
VI. Ser assíduo, dedicado e pontual às aulas;
VII. Prestar o máximo de atenção em tudo que o professor explicar ou falar;
VIII.Deixar as brincadeiras para o recreio e para as horas especiais;
IX. Ter diariamente momentos para o hábito de boa leitura;
X.Buscar ENTENDER os conteúdos propostos, AO INVÉS DE DECORAR.

Direção Prof. Nagib Raslan



COMO ESTUDAR

* Procure fazer do estudo um hábito, seja organizado e responsável!
*As dificuldades existem, mas você é capaz de superá-las. Basta ter empenho e vontade de aprender;
*A sua participação nas aulas é muito importante na construção do conhecimento;
*Você deve priorizar o quê estudar, tendo sempre em mente o seu horário escolar;
*Fique alerta às datas de trabalhos e avaliações;
*Descubra como você aprende melhor;
*O local, o horário e o tempo que estuda em casa, devem se tornar uma rotina;
*Estudar em grupo pode ser bom, quando há compromisso e seriedade;
*Esteja, atento às explicações dos professores, a dúvida do seu colega, pode ser sua também;
*Não espere o professor marcar as provas para começar a estudar;
*R
efazer exercícios e atividades auxiliam na sua memorização.

Dicas Orientadora Educacional Maurília


“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Paulo Freire