Os alunos dos 5os anos participaram tendo como instrutor o soldado Costa. No dia 02 de dezembro foi realizado a formatura com a presença do Cel. Polícia Militar Oscar, representante da Secretaria de Educação/SEMED e diretores escolares.
Veja as fotos à seguir: ![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNYUA-sk6FzgJGVN9i8QZ5Pjqd6KASXgwbVszttwgGrCyiSgqem_PracLQyu_AQ6mGb63jne-l89nqYKk0ZNtwl2ZuvxsYsOlm0WkxU8W3lDZaSqyK1J9LRwe60xOSRp1CbRTP5_7Apm8/s320/P1010072.JPG)
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O PROERD tem por base o Projeto DARE (Drug Abuse Resistance Education), implantado em 1983, em Los Angeles/EUA, pelos Departamentos de Polícia e de Educação daquela Cidade (pedagogos, psicólogos, policiais, etc.). Hoje, o DARE estende-se a 58 países como Austrália, México, Bolívia, EUA, Colômbia, Japão, Porto Rico, Nova Zelândia, Canadá; no Brasil, é adotado em 23 Estados e no Distrito Federal.
Atualmente o Programa, que é organizado em 17 lições para o 5° ano e 10 lições para o 7° ano, distribuídas ao longo de um semestre letivo, e o currículo PROERD para Pais (5 lições), capacitando estes a ajudarem seus filhos a fazerem escolhas positivas, bem como oferecendo estratégias preventivas para a comunidade escolar e potencializa a participação da família no contexto escolar e no convívio social.
O PROERD possibilita à escola complementar seu projeto pedagógico segundo o que prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em seu artigo 2º: “A educação, dever da família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
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PROERD o que é?
O PROERD tem por base o Projeto DARE (Drug Abuse Resistance Education), implantado em 1983, em Los Angeles/EUA, pelos Departamentos de Polícia e de Educação daquela Cidade (pedagogos, psicólogos, policiais, etc.). Hoje, o DARE estende-se a 58 países como Austrália, México, Bolívia, EUA, Colômbia, Japão, Porto Rico, Nova Zelândia, Canadá; no Brasil, é adotado em 23 Estados e no Distrito Federal.
Atualmente o Programa, que é organizado em 17 lições para o 5° ano e 10 lições para o 7° ano, distribuídas ao longo de um semestre letivo, e o currículo PROERD para Pais (5 lições), capacitando estes a ajudarem seus filhos a fazerem escolhas positivas, bem como oferecendo estratégias preventivas para a comunidade escolar e potencializa a participação da família no contexto escolar e no convívio social.
O PROERD possibilita à escola complementar seu projeto pedagógico segundo o que prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em seu artigo 2º: “A educação, dever da família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
OBJETIVOS
• Conscientizar os alunos do 5° e 7° anos e a comunidade em geral, sobre a importância da prevenção às drogas e à violência;
• Capacitar os pais para ajudarem seus filhos a fazerem escolhas positivas, que beneficiará a boa saúde e o bem-estar de sua família;
• Fornecer aos pais informações relevantes sobre drogas, uso e experimentação, violência e aptidões de como orientar;
• Valorização da auto-estima;
• Resolução pacífica de conflitos;
• Aproximação da Polícia Militar e comunidade;
• Reduzir a violência entre os alunos;
• Ressaltar as atitudes positivas frente à comunidade;
• Noções de cidadania;
• A escolha de amigos e sistema de apoio;
• Construir habilidades de comunicação;
• Aprender a tomar decisões por si próprios;
• Aprender a lidar com o estresse, tensões e resolver conflitos;
• Técnicas de agir com segurança;
• Levar segurança ás escolas e à comunidade escolar;
• Valorização da vida, buscando contribuir para o fortalecimento da cultura da Paz e a construção de uma sociedade mais saudável, feliz e principalmente mais segura.
Fonte: http://www.pm.ms.gov.br/
• Conscientizar os alunos do 5° e 7° anos e a comunidade em geral, sobre a importância da prevenção às drogas e à violência;
• Capacitar os pais para ajudarem seus filhos a fazerem escolhas positivas, que beneficiará a boa saúde e o bem-estar de sua família;
• Fornecer aos pais informações relevantes sobre drogas, uso e experimentação, violência e aptidões de como orientar;
• Valorização da auto-estima;
• Resolução pacífica de conflitos;
• Aproximação da Polícia Militar e comunidade;
• Reduzir a violência entre os alunos;
• Ressaltar as atitudes positivas frente à comunidade;
• Noções de cidadania;
• A escolha de amigos e sistema de apoio;
• Construir habilidades de comunicação;
• Aprender a tomar decisões por si próprios;
• Aprender a lidar com o estresse, tensões e resolver conflitos;
• Técnicas de agir com segurança;
• Levar segurança ás escolas e à comunidade escolar;
• Valorização da vida, buscando contribuir para o fortalecimento da cultura da Paz e a construção de uma sociedade mais saudável, feliz e principalmente mais segura.
Fonte: http://www.pm.ms.gov.br/
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