![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZQEqo3nyqsAKKEIWfhatiTSm_IYo6c0mf7jY7gPGIDu1yk_SNJ2Gq1xLwNtrBqnRMB3MTXz_EwzfNfGl2NK5UJi_LhkIIFWmvtkjQOZMC76lunFnPNc1k7k4JCN9cN8u-m85vTI5fOr4/s200/%25C3%258Dndice.jpeg)
1- ATENÇÃO AO QUE SE PROPÕE - uma leitura cuidadosa da proposta de redação evita a fuga do tema ou só o tagencie.
2- EXAMINE A ANTOLOGIA - trechos selecionados pela prova cumprem a tarefa de provocar a reflexão acerca da situação-problema em questão.
3- SIGA AS ESTRUÇÕES - Desrespeitar o mínimo e o máximo de linhas escritas, bem como não entregar a prova escrita à tinta, podem desclassificar o candidato.
4- FAÇA UM RASCUNHO - é nessa estapa que se organizam as idéias, esquematizando-as em parágrafos para que se organizem segundo a estrutura clássica da dissertaçã: introdução (apresentção da esse a ser definida); desenvolvimento (argumentos que justifiquem a tese); conclusão (parágrafo final em que se expõe uma solução ou desfecho para o tema).
5- NORMA CULTA - o domínio da língua não implica necessáriamente um texto rebuscado. O ideal é que seja correto e simples. Convém evitar períodos longos demais e vocabulário pedante, bem como clichês e generalizações vazias.
6- MARCAS DE ORALIDADE - expressões da fala cotidiana, como "né", "ok", ou "tá", por exemplo, não tem lugar numa redação.
7- SEM INTERNETÊS - abreviações do tipo "vc", "hj", "td", etc, podem tirar pontos de uma redação que não está na situação de comunicação que exigeo internetês. Nenhum leitor é obrigado a entender a linguagem dos computadores. Convém não usar nenhum tipo de abreviação não explicada, pois se corre o risco de fazer uma abreviação equivocada.
8- MANTER A PESSOA DO DISCURSO - convém manter a mesma pessoa do discurso ao longo de todo o texto - seja 3ª pessoa dosingular (entende-se, espera-se", etc) ou a 1ª pessoa do plural (entendemos, esperamos, etc.).
9- REVISÃO FINAL - é aconselhável ler o texto depois de terminá-lo, para que não passem possíveis deslizes gramaticais, erros de concordância, etc. Além disso podem colocar a redação a perder.
10- EXERCITE - escrever e reecrever textos ajuda a criar hábito.
Revista Língua julho /2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário