O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande e a Secretaria Municipal de Educação que teve como público alvo diretores escolares e diretores-adjuntos da rede municipal de ensino e dos CEINFs/Centro de Educação Infantil.
Na oportunidade ocorreram as palestras dos professores José Carlos Libâneo e Lourival José Martins Filho.
O professor Libâneo, no período matutino, tratou do tema Gestão escolar e participação democrática. Ele pontuou que a escola para funcionar precisa de seis elementos
1- currículo; 2-professores; 3- gestão; 4-avaliação; 5-remuneração; 6-financiamento.
Os objetivos da escola atual encontram-se polarizados - a escola que se caracteriza pelo trabalho com o conhecimento e aprendizagem e a escola que trata do acolhimento e convivência. Segundo Libâneo - a aprendizagem é o coração da escola- é dever da escola formar capacidades cognitivas- a participação é uma forma de aprendizagem- a cultura escolar é diferente de cultura da escola. Libâneo destacou que a escola está inserida numa sociedade caracterizada pelo individualismo consumista, cultura da superficialidade, homogeneidade das coisas, da forma de pensar e sentir, substituição da escrita pela imagem, jovens com saberes em mosaico, fragmentados, disenso entre os professores.
O professor Lourival, no período vespertino, tratou do tema Formação docente, gestão e práticas- cenários e desafios. Segundo o professor, a prática docente exige o desejo de ser professor. Ser professor não pode ser bico ou apêndice. Ser professor é ser profissional da educação. Somente profissionais da educação são capazes de gerenciar processos de aprendizagem, realizar a transposição didática, portar a intencionalidade, cumplicidade e alegria de conhecer.
Autor-Giovanni
Nenhum comentário:
Postar um comentário