PRÁTICA: COMO UTILIZAR O CADERNO DE SALA DE AULA

Ensino fundamental -   Anos finais - 6ºao 9º ano

O caderno de sala dos alunos dos anos finais deve ser organizado basicamente da seguinte forma:

1. O caderno deve ter título que indica o tema principal que o caderno aborda. Exemplo: caderno de estudo de língua portuguesa, caderno de produção de texto, caderno de calculo matemáticos, caderno de anotações, caderno de estudo das artes, etc..

2. Abertura na primeira folha : Nome da escola; nome do aluno; ano/série; turno na escola. Objetivos do caderno e do tema (componente curricular) que será tratado.

3. Na segunda folha : Cabeçalho com o nome da escola, nome dos diretores, nome do professor, componente curricular (disciplina), local e data.

4. Nas demais folhas os registros devem iniciar com a data e os objetivos de aula conforme a introdução de cada professor.
5. Os registros devem ser realizados à caneta preta ou azul para melhor visualização. Para destacar uma frase ou uma palavra pode-se usar outra cor.

6. As respostas ou rascunhos devem ser feitos a lápis. Não se deve manter no caderno respostas que não passou pela correção do professor.

7. Cada atividade desenvolvida deve sofrer a correção conforme a proposta do professor .

8. A escrita deve ser apreciada pelo seu desenho e conteúdo, para isto a importância da letra deve ser relembrada em todos os registros, em todos os componentes curriculares a ortografia deve ser orientada pelo professor.

9. O aluno deve fazer uso de anotação da exposição de aula do professor. Enquanto o professor expõe o assunto, o aluno deve realizar registro, seja escrito( usando palavras ou frases) seja com desenho ou esquemas.

10. O professor pode elaborar um mural de sala de aula com agendamentos de atividades, avaliações, provas etc..

11. O caderno de sala do aluno é tão importante quanto o caderno de planejamento do professor. Os cadernos são valiosos recursos de avaliação, acompanhamento e investigação.

12. O caderno repassado ao aluno é adquirido com verba pública e por isto deve ser  valorizado pelo aluno, pela família e pelo professor.


"Quanto maior a quantidade de informação, maior deverá ser a necessidade de organização."
        Autor: Diretor-adjunto Giovanni

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget

COMENTE!

glitter-graphic.com is your one stop glitter graphic code resource

OS DEZ MANDAMENTOS PARA O SUCESSO DO ALUNO

I.Ter um local próprio para o ESTUDO em casa;
II. Fixar um horário e estudar diariamente em casa, no mínimo 1 hora;
III. Revisar diariamente em casa os conteúdos estudados em aula;
IV. Entregar pontualmente as tarefas marcadas;
V. Trazer para aula o material completo;
VI. Ser assíduo, dedicado e pontual às aulas;
VII. Prestar o máximo de atenção em tudo que o professor explicar ou falar;
VIII.Deixar as brincadeiras para o recreio e para as horas especiais;
IX. Ter diariamente momentos para o hábito de boa leitura;
X.Buscar ENTENDER os conteúdos propostos, AO INVÉS DE DECORAR.

Direção Prof. Nagib Raslan



COMO ESTUDAR

* Procure fazer do estudo um hábito, seja organizado e responsável!
*As dificuldades existem, mas você é capaz de superá-las. Basta ter empenho e vontade de aprender;
*A sua participação nas aulas é muito importante na construção do conhecimento;
*Você deve priorizar o quê estudar, tendo sempre em mente o seu horário escolar;
*Fique alerta às datas de trabalhos e avaliações;
*Descubra como você aprende melhor;
*O local, o horário e o tempo que estuda em casa, devem se tornar uma rotina;
*Estudar em grupo pode ser bom, quando há compromisso e seriedade;
*Esteja, atento às explicações dos professores, a dúvida do seu colega, pode ser sua também;
*Não espere o professor marcar as provas para começar a estudar;
*R
efazer exercícios e atividades auxiliam na sua memorização.

Dicas Orientadora Educacional Maurília


“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Paulo Freire